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PUBLICIDADE, A ALMA DO NEGÓCIO




8 dicas para ajudar você a descobrir como anunciar serviços.

A publicidade é o instrumento capaz de tornar pública a existência de alguma coisa específica. Se falarmos de uma empresa, a busca é por apresentar ao mercado os produtos e serviços que ela oferece.

Para alcançar o poder de influência das massas, a propaganda foi muito estudada. Assim, foram desenvolvidas algumas técnicas que ainda hoje são usadas no marketing. Selecionamos algumas delas, que você também pode usar nas suas estratégias. Confira:

1. Alinhe os objetivos estratégicos do negócio

Este sempre deve ser o primeiro passo na hora de criar um plano de ação ou desenvolver um projeto em sua empresa. Se você quer saber como fazer um anúncio de prestação de serviço para seu negócio, entenda como isso vai ajudar a atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico da empresa. Assim, os objetivos dessa ação serão mais efetivos para que a organização como um todo atinja os resultados esperados.

2. Defina o público-alvo dessa ação

Sua empresa tem um público alvo-definido, baseado em buyers personas, de preferência. Mas como fazer uma boa propaganda de um serviço específico do seu negócio sem segmentar esse público? Isto é: imagine que uma empresa vende softwares de gestão para profissionais liberais autônomos, como médicos, advogados, dentistas e contadores. Se a empresa pretende divulgar a versão de seu software específica para advogados, precisa segmentar adequadamente esse público e suas características antes de começar a desenvolver essa ação de marketing.

3. Que problemas desse público seu serviço resolve?

Essa é a pergunta fundamental a ser respondida! É isso que vai levar as pessoas a se interessarem por seu serviço e entrarem em contato com sua empresa ou ainda clicarem em um banner na internet. Quer saber como fazer uma boa propaganda de um serviço? Mostre de forma clara, atraente, criativa e objetiva qual o problema das empresas que sua solução resolve.

4. Que canal de comunicação será usado?

Este é um ponto fundamental e bastante complexo de se definir na hora de descobrir como divulgar um serviço. Existem duas variáveis principais nessa história:

• Que canais de comunicação seu público acessa
• Quanto você pode investir

Sim, porque não adianta saber que seus potenciais clientes assinam uma revista setorial conceituada se sua verba não é suficiente para pagar um anúncio nessa revista.

Por isso, estude com cuidado que sites seu público acessa, que mídias sociais são mais efetivas para seu perfil, se existe uma revista, jornal ou mesmo um programa de TV que valha a pena ser usado para fazer sua propaganda.

A única forma de descobrir isso é por meio de pesquisas de marketing ou com ajuda de uma agência de propaganda especializada.

5. Qual a mensagem principal

Você já sabe com quem vai falar (público segmentado), qual o assunto de seu interesse (problema que sua solução resolve) e por onde vai falar (canais de comunicação).

É hora de definir um conceito para sua campanha, a mensagem principal a ser transmitida. Normalmente isso se traduz em um slogan: uma frase curta (quanto menos palavras, melhor) que mostra de forma rápida e criativa o problema que sua solução resolve.

6. Crie as peças de comunicação: textos e imagens

Transforme esse conceito em peças de comunicação. Podem ser banners para a internet, anúncios em revistas especializadas, vídeos para campanhas online, landing pages de captura de leads, posts para seu blog, imagens para o Instagram e Pinterest, infográficos, e-books e muito mais.

Mas insistimos: vale a pena contar com designers, redatores ou mesmo os serviços de uma agência de publicidade para colocar tudo isso em prática.

7. Faça um teste

Hoje, a transformação digital nas empresas está facilitando a vida de todos. Assim, fazer um pré-teste de campanha de divulgação de um serviço é mais fácil e barato do que você imagina.

Plataformas online especializadas ajudam a fazer isso. Aliás, inclusive com opções de planos gratuitos. Por isso, vale a pena testar e fazer mudanças, se necessário. Afinal, é melhor descobrir isso antes de investir em uma campanha cara e ajustar o que não agradou no teste.

8. Lance a ação e acompanhe os resultados

Tudo pronto, ação de divulgação lançada! Acompanhe os resultados. No caso de campanhas online, é possível fazer ajustes até com a campanha em andamento. Para outras mídias, analise o desempenho da ação, reúna a equipe e discuta o que aprenderam com ela e como podem melhorar para a próxima campanha de divulgação de seus serviços.

Fonte: https://www.agendor.com.br/blog/como-fazer-uma-boa-propaganda-de-um-servico/